quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A coragem para enfrentar a turbulência - II

Nesta quarta-feira, quero lhe dizer que Deus vai surpreender você! Você pode até se assustar com essa afirmação, mas ela pode ser comprovada no texto do Evangelho de Mateus (Mt 14,22-33) que relata a pequena odisséia dos discípulos na travessia do Mar da Galileia;

Na verdade, a minha certeza de que Deus vai surpreender você, demonstra, nas suas entrelinhas, que obedecer à voz de Deus não nos isenta de problemas, nem tampouco dos revezes que a vida nos prepara. Mas não fique triste, até porque, se a turbulência é algo que Deus planejou para você, saiba que você tem uma garantia: A garantia da vitória!

Por isso tenha coragem durante as tribulações da vida, tenha coragem ao se deparar com o céu escuro, pois quando o Senhor te enviar para o meio da tempestade, ele virá te socorrer na hora certa; então tranqüilize o seu coração, obedeça a Deus e você virá à vitória chegando lá no horizonte.

Até porque, que mesmo durante as turbulências, Deus realiza maravilhas na sua vida; isso fica muito claro quando Pedro disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. Jesus respondeu: “Venha”. Pedro desceu da barca, e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus” (Mt 14,28, 29). Esse pequeno dialogo, demonstra que é durante as tribulações que Deus vai se manifestar de forma extraordinária na vida daqueles que O adoram em espírito e em verdade.

E, isso fica muito claro, ao fazer uma pequena retrospectiva e constatar que nos momentos de tranqüilidade e calmaria, aonde tudo vai bem, nós temos a tendência, quase que natural, de não estarmos abertos às maravilhas de Deus;

Mas, é exatamente durante as tempestades que teimam em acontecer na nossa vida, que nos tornamos mais susceptíveis, mais dependentes de Deus e do Seu conforto. Então, digo a você hoje: Deus vai surpreender você! É por isso que a minha sugestão é que você não se feche aos milagres de Deus; mas, não é só isso, creia N’Ele como seu Senhor e Salvador, obedeça a Sua palavra, busque o Senhor de todo o seu coração; e, certamente, Ele fará maravilhas na sua vida.

Deus vai surpreender você! Deus vai operar coisas tão grandes que você nem pode imaginar. E, se Ele não abrir o mar para você passar, certamente Ele vai fazer você andar sobre as águas, exatamente como fez com Pedro. E, isso demonstra que Deus, pelo Seu amor incondicional vai surpreender você!

Por isso, digo sem medo de errar, que na história da humanidade não existe acontecimento maior e mais radiante do que a vinda ao mundo do Cristo Jesus, o Filho de Deus. E, sem temer ser repetitivo, isto aconteceu porque “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para que todo aquele que nEle crê, não se perca, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16);

Porém, para tomar posse deste amor, é necessário uma ação nossa; até porque Deus não nos coage a estarmos ao Seu lado; todos nós somos nominalmente convidados a essa magnífica convivência. Ele faz isso porque é um cavalheiro e nunca irá nos forçar a nada; a decisão de segui-LO tem que brotar do nosso coração. Na verdade, o texto de Mateus demonstra o que devemos fazer na nossa vida como cristãos: Seguir as determinações de Jesus, mesmo que elas nos levam ao “olho” da tempestade;

Deus, através do Seu Espírito Santo, no momento certo estará com a Sua mão estendida para nós. Mas, para isso é necessário investir na reorganização do nosso mundo interior, levando em conta a Sua proposta; conhecendo e, tentando por em prática os parâmetros de Jesus para uma vida nova;

Para isso, é cogente responder um sonoro e seguro “sim” ao Seu chamado de amor e constatar que não devemos buscar soluções mágicas; devemos sim buscar em Deus as lições de como lutar incessantemente, procurando ir sempre em frente. Ou seja; mesmo durante as tempestades é necessário “seguir para águas profundas e lançar as nossas redes” (Lc 5,4).

O que não pode acontecer é fomentarmos um ceticismo exacerbado diante das adversidades da vida; o que devemos fazer quando elas teimarem em aparecer, é buscar a via média, que decorre, essencialmente, em procurar olhar as coisas que nos são apresentadas com muita atenção, crendo na bênção de Deus e na vida abundante que Ele nos concede; mas, sabendo que elas não se concretizarão em um “clique”.

Por isso, é imprescindível que cada um de nós possa fazer a sua parte para alcançar a tão sonhada felicidade e deixar Deus nos surpreender, “porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus” (II Co 2,17).


                                                                                         Rev. Antonio Bastos








Nenhum comentário:

Postar um comentário